"Este blog é administrado por Simone Fernandes e não tem nenhum vínculo com fã-clubes do cantor. É somente uma forma de homenagear este grande artista, compartilhando suas histórias, respeitando seu legado, família, amigos e os milhares de fãs que existem no mundo todo."



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

13/12/2012

ELVIS E SUA PAIXÃO PELO KARATÊ

A paixão de Elvis pelas artes marciais, o karatê, iniciou-se quando ele foi servir as forças armadas dos Estados Unidos em 1958. Sua ida para o exército deixou muitos fãs e admiradores desolados, considerando até, que fosse o fim do verdadeiro 'rock 'n' roll.

Foi no exército em Fort Hood, no Texas, que Elvis teve seu primeiro contado com o karatê, ao ver uma demonstração.

Por volta de 1959, enquanto estava na Alemanha,  Elvis inicia suas aulas de artes marciais com o professor alemão Juergen Seydal. E quando retorna para os Estados Unidos em 1960, ele já era faixa preta em karatê.


Alguns dos golpes de karatê, podem ser vistos em seus filmes: 'Saudade de um Pracinha' (G.I Blues); 'Feitiço Havaino' (Blue Hawaii); 'Em Cada Sonho Um Amor (Follow That Dream); 'Talhado para Campeão' (Kid Galahad); 'Carrossel de Emoções' (Roustabout); 'Feriado no Harém' (Harum Scarum); 'Canções e Confusões (Double Trouble) e outros.
Elvis também influenciou boa parte do ocidente a praticar as artes marciais. Uma das formas de divulgação desta arte, foi em seus filmes, com as cenas de lutas, onde ele mostra seus conhecimentos de karatê e também em performances ao vivo.
Ele também financiou academias, em Tennessee.

  Sua paixão pelo karatê o acompanhou até sua morte em 16 de agosto de 1977.




* Curiosidade: 
Seus maravilhosos Jumpsuits (macacões que ele usava em seus shows) foram inspirados no 'Kimono' (roupa de karatê). Pois assim, ele podia se movimentar no palco tranquilamente e até fazer algumas demonstrações da luta.
Tiger era o seu nome no karatê.
Elvis praticou o karatê durante 16 anos e foi condecorado com o  'Oitavo Grau' e o  'Nono Grau' - que é de 'Mestre Superior da Arte'. Elvis pretendia chegar ao 'Décimo Grau' que é de Grão Mestre Superior da Arte'.
Ele também queria fazer um documentário sobre a arte e tinha uma equipe de campões dos Estados Unidos, liderado por Ed Parker, considerado o Pai do Karatê Americano.
Tinha um kimono com as iniciais do seu nome 'E P' nas costas. Chegou a fazer várias filmagens de torneios. O plano era colocar Elvis numa sala de projeção e enquanto você fosse vendo as lutas, Elvis ira explicando o que ia acontecendo. Ele seria como o comentarista da luta e também faria demonstrações de karatê. Ele era muito bom e levava muito a sério.
Elvis nunca conseguiu finalizar o documentário por vários motivos:
* 1º Achava que precisava perder alguns quilos.
* 2º Por motivo de saúde.

Adaptação de texto: Simone Fernandes



Licença Creative Commons
Elvis Presley Rei do Rock de Simone Fernandes é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.
Baseado no trabalho em http://elvispresleyreidorock.blogspot.com/.

2 comentários:

Obrigada pela visita e comentário!

*Simone Fernandes*