"Este blog é administrado por Simone Fernandes e não tem nenhum vínculo com fã-clubes do cantor. É somente uma forma de homenagear este grande artista, compartilhando suas histórias, respeitando seu legado, família, amigos e os milhares de fãs que existem no mundo todo."



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

18/03/2013

ELVIS E SUAS GRAVAÇÕES NO SUN RECORDS - PARTE I

Num verão de 1953, Marion Keisker, sentada em sua mesa no escritório do estúdio Phillips, situado na Union Street 706, em Memphis. Quando aparece um rapaz de aparência tímida querendo gravar um acetato.

Sam Phillips administrava um selo chamado 'Sun'. Nascido no Alabama, ele abre o estúdio em 1950, com o intuito de gravar com músicos negros de Memphis e do Mississippi, região rural ao sul da cidade.

Os artistas negros da época, estavam em popularidade. Pois extraíam novos e interessantes sons com o rico blues. Muitos dos cantores de sucesso da região, gravaram com Sam Phillips: B.B King; Howlin' Wolf; Junior Parker; Joe Hill Louis e muitos outros. E também gravou mais tarde a primeira gravação de Rock' n' roll,  'Rocket 88' de Jackie Brenston e Ike Turner. 

O estúdio também oferecia um serviço de gravação de discos de acetato, com dois lados --- para quem estivesse interessado, por U$$ 8,25. Havia outros lugares que ofereciam esse serviço mais barato. Mas Elvis escolheu o 'Sun'. 

Ele disse que pretendia dar um presente para a sua mãe. Mas é possível que fosse a motivação e o desejo de ser um cantor de sucesso.

Marion Keisker, trabalhava com Sam Phillips e também tinha um programa na rádio e um 'feeling' para música. 
Ela pergunta ao jovem rapaz: "O que você canta?" 
Elvis responde rápido: "Eu canto de tudo."
Marion faz outra pergunta: "Com quem você se parece?"
"Não me pareço com ninguém", responde Elvis em seguida.

Elvis esperava que Marion o recomendasse a alguém que estivesse precisando de um cantor. E nessa época, Elvis não cantava muito além de baladas e sua voz parecia com os dos cantores de country an western da região.

Escritório de Marion Keisker no Studio Sun Records

Mas algo nele chamou a atenção de Marion - talvez uma nostalgia forte; uma paixão profunda; determinação. Ela então, ficou de olho. Pois sabia que Sam Phillips estava procurando um rapaz branco com voz de negro.

Após Elvis ter gravado o acetato, ela escreve um lembrete para si mesma: "Bom cantor de baladas. Manter contato".

--- 1º Acetato de gravações amadoras --- 
1953: Memphis Recording Service (Sun Studio)

* My Happiness
* That's When Your Heartaches Begin (esta última com as palavras 'That's the end')

Neste mesmo dia, Elvis não tocou bem. Ainda tinha pouco domínio técnico de violão. Cantou uma balada de 20 anos de idade chamada 'My Happiness' e o sucesso de 1951 dos Ink Spots 'That's When Your Heartaches Begin', que já havia sido lançada como pop, blues e jazz antes de Elvis gravá-la.

Sua versão era como um lamento. 
Elvis esperava um reconhecimento imediato e ficou muito decepcionado. Porém, Marion anotou seu nome e telefone. Mas se passaram semanas e meses e Elvis não teve nenhuma resposta.

Em janeiro de 1954 -- ou talvez alguns meses depois -- não se sabe as datas precisas --, e já não podendo esperar mais. Ele volta a aparecer no estúdio para conversar com Keisker. Tentou também conseguir um lugar no 'Songfellow's', um grupo gospel de aprendizes ligado ao quarteto 'Blackwood Brothers'. Mas foi rejeitado. Disseram que ele não cantava bem, não tinha harmonia.

Elvis nunca se juntou a nenhuma banda, não formou seu próprio grupo e nem tentou espaço na rádio. Mas voltou mais uma vez ao 'Sun' e pagou por mais um acetato.

--- 2º Acetato de gravações amadoras ---
4 de janeiro de 1954: Memphis Recording Service (Sun Studio)

* I'll Never Stand In Your Way
* It Wouldn't Be The Same Without You

Presley escolheu uma música pop de Joni James, 'I'll Never Stand In Your Way' que era uma versão blue. Para o lado b ele canta 'It Wouldnt' Be The Same Without You' do respeitado bluesman Jimmy Wakely.

Não houve muito progresso, pois Elvis estava com a voz triste, insegura, mas muita apaixonada. Sua gravação não era muito promissora do ponto de vista comercial.

Ele continuou esperando e voltando muitas vezes ao estúdio.

Em 26 de junho, Elvis recebe um telefonema de Marion, perguntando se ele podia ir ao estúdio às 15 horas. Elvis correu até o estúdio. "Eu estava lá assim que ela desligou", conta ele mais tarde.


CONTINUA EM BREVE!


Fonte de pesquisa: Elvis Presley - A vida na música, de Ernst Jorgensen.
Adaptação de texto: Simone Fernandes


Licença Creative Commons
Elvis Presley Rei do Rock de Simone Fernandes é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.
Baseado no trabalho em http://elvispresleyreidorock.blogspot.com/.

8 comentários:

  1. Muito legal amiga, uma boa semana beijo.

    ResponderExcluir
  2. Simone querida! Elvis sempre vai ser inesquecível e imortal em nossos corações! Além do prazer da visita, há o prazer de ouvir a voz do Rei.... Obrigada pelo carinho e pelo comentário!
    Abraço fraterno e carinhoso!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elaine!
      Obrigada pela sua visita e comentário.
      Um beijo <3

      Excluir
  3. Oi Simone, essa série de postagens sobre as gravações na Sun, eu comentei a dois, ia comentar a III mas vi que não tinha comentado aqui. My Happiness e That´s When Your Heartaches Begin é um disco grandioso pra mim. Eu classifico como um dos mais importantes registros fonográficos da história da música mundial. Não apenas por ser o 1º disco gravado por Elvis. Além disso, é um disco que ele pagou pra gravar, as duas canções que são de escolha dele não tem nada a ver com o Elvis que a gente conhece, sua voz tá diferente, o violão está tímido demais e pra finalizar, as duas canções não dão nenhuma pista do que viria pela frente. Tudo bem, era o começo de tudo, eu sei, mas me lembro como se fosse hoje o susto que eu tive quando as ouvi pela primeira vez. De pensar a onde Elvis chegou como produtor, arranjador e intérprete as duas canções do primeiro disco assustam mesmo rs. Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rrsrs... para quem nunca escutou, é de estranhar mesmo. Mas o sensacional é vermos sua evolução com o passar de cada gravação. Eu confesso que tenho uma queda especial pelas músicas dele nos anos 50. Acho maravilhoso sua energia tão vibrante. Acredito que seja essa energia "febril" que conquistou o mundo.

      Obrigada amigo pela visita e comentário!
      Beijão no ♥

      Excluir

Obrigada pela visita e comentário!

*Simone Fernandes*