"Este blog é administrado por Simone Fernandes e não tem nenhum vínculo com fã-clubes do cantor. É somente uma forma de homenagear este grande artista, compartilhando suas histórias, respeitando seu legado, família, amigos e os milhares de fãs que existem no mundo todo."



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

04/03/2013

A VOLTA DE ELVIS AOS PALCOS

Após o grande sucesso do programa especial de Tv 'Elvis' na NBC, conhecido como 'Comeback Special' em 1968, que marcou a carreira de Elvis, como o grande retorno do Rei do Rock.  Elvis Presley é anunciado com grande estilo no dia 26 de fevereiro de 1969, onde é divulgado na mídia a volta de Elvis aos palcos, com uma grande apresentação no International Hotel, em Las Vegas,  depois de um grande período afastado.

Elvis estava muito feliz e entusiasmado em voltar a fazer shows e estar no palco junto com o público. Essa não seria sua primeira apresentação na cidade, já que ele havia tocado em Las Vegas em março de 1956 por duas semanas na 'Venus Room', do New Frontier Hotel'. Não foi uma temporada muito feliz. Pois o principal público do cantor, os adolescentes, foi impedido de entrar e Elvis acabou enfrentando um grupo de adultos desinteresados. Mas sua visita a Vegas, não havia sido em vão, pois ele aproveitou e assistiu os shows de outras bandas.

Las Vegas praticamente, já fazia parte de sua vida e de seu destino. Ele havia filmado 'Viva Las Vegas' - Amor a Toda Velocidade (1964) e também havia se casado lá em 1967.

Elvis realizou 4 semanas de shows de duas horas cada um, sete dias por semana, num cachê de 100 mil dolares por semana. E ficou por sua conta o pagamento de seus próprios músicos e cantores, sem mencionar Parker.

Presley idealizou todo o show exatamente como ele queria e gostaria de fazer. E fez sua própria criação, convidando parte dos músicos que ele havia trabalhado antes. Muitos dos músicos que Elvis entrou em contato, não pode aceitar seu convite, devido a outros compromissos que não podiam ser interrompidos, como os 'The Jordanaires', entre outros.

Ele então decidiu entrar em contato com músicos que nunca havia trabalhado antes: James Burton (um grande guitarrista, que o acompanhou até sua morte em 1977). Burton não só aceitou o convite, como também ajudou Elvis a montar toda a banda para ele. Incluindo grandes músicos como: Jerry Scheff; John WilKinson; Larry Muhoberac; Ronnie Tutt... entre outros. Elvis ainda contratou o quarteto 'The Imperials' e o grupo vocal negro 'The Sweet Inspirations'.

A idéia inicial de Tom Parker, empresário de Elvis, era de uma apresentação típica de Las Vegas, com dançarinas no palco. Mas Elvis não queria um show assim. Ele havia sonhado uma noite, que estava em frente a uma grande orquestra e que atrás dele, havia uma seção rítmica bem dinâmica, um grupo vocal soul de negras e um grupo vocal gospel de brancos, fazendo o show junto com ele. Elvis ligou para o coronel e disse que era isso que ele queria fazer no palco. Mas o coronel não concordou. Elvis então, pela primeira vez e única, o contrariou e disse que se não fosse assim, ele não faria show nenhum. E Elvis venceu, claro!

Os ensaios com a banda (sem backing vocal e a orquestra do Hotel International - regida por Bobby Morris) foram feitas no estúdio da RCA, na Sunset Boulevard, em Los Angeles, no dia 18 de julho, 13 dias antes de sua estréia em Vegas.
Foram ensaios muito leves, alegres. Elvis estava muito relaxado e feliz.
Já os ensaios em Las Vegas, começaram no dia 24 de julho. E toda a banda, orquestra e os vocais, finalmente ensaiaram juntos nos dias 29 e 30 de julho.

Conforme o dia da estréia ia se aproximando, Elvis ficava cada vez mais nervoso e seu medo transparecia. Pois ele temia um outro fracasso como ocorreu em 1956.

Bill Belew foi quem elaborou todo o figurino de Elvis. Ele desenhou vários trajes, usando como modelo o 'Karatê gi'.

Quando não estava ensaiando, Elvis aproveitava para assistir alguns espetáculos, como a noite de encerramento no Hotel International, dia 28, de Barbra Streisand.

A RCA publicou uma nota anunciando o show de estréia no dia 31 de julho de 1969.
As apresentações iniciaram às 20h 15 (jantar) e à meia-noite.
No dia de estréia, a platéia estava rodeada de estrelas como: Pat Boone, Petula Clark, Phil Ochs, Ann-Margret, Burt Bacharach e sua esposa Angie Dickinson, Dick Clark, George Hamilton, Cary Grant, Shirley Baney e Paul Anka.

Enquanto isso, Elvis estava muito nervoso e ansioso. Mas ele deu um show de performance vocal. Estava sensualíssimo, carisma e bom humor em alta. Não transmitiu ao público esse nevorsismo. Pelo contrário, demonstrou estar muito relaxado e seguro.

O repertório de estréia: 'Blue Suede Blues'; 'I Got A Woman', 'That's All Right', 'All Shook Up', 'Jailhouse Rock'/Don't Be Cruel', 'Heartbreak Hotel', 'Love Me Tender', 'Hound Dog', 'Memories', 'My Babe', 'I Can't Stop Loving You', 'In The Ghetto', 'Suspicious Minds', 'Johnny B. Goode', 'Mystery Train', 'Tiger Man', 'What'd I Say' e 'Can't Help Falling In Love'.

O grande sucesso da noite e também da temporada foi 'Suspicious Minds' levantando o público.
Elvis estava em excelente forma física e vocal.

Essa primeira temporada da volta de Elvis aos palcos, encerrou no dia 28 de agosto com mais de 101.500 pessoas, que estiveram presente.


Fonte de pesquisa:  'O Retorno do Rei' - A Grande Volta de Elvis Presley - por Gillian G. Gaar.
Adaptação de Texto: Simone Fernandes.



Licença Creative Commons
Elvis Presley Rei do Rock de Simone Fernandes é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.
Baseado no trabalho em http://elvispresleyreidorock.blogspot.com/.

10 comentários:

  1. Olá amiga, vim conhecer mais um pouco do Elvis,
    Como sempre bem escrito suas postagens, um beijo no coração.

    ResponderExcluir
  2. Hermoso post, como siempre lleno de magia e imágenes espectaculares mi querida Simone!
    Un placer pasar a leerte, te dejo un fuerte abrazo, bonita noche.

    ResponderExcluir
  3. Viva o Rey, por Siempre!
    Adorei escuchar esta inesquecivel musica..
    Um abraco.

    ResponderExcluir
  4. Muito bem escrito!
    Você já sobre o show que teve Elvis Holograficamente no ano passado?
    Gostaria de ter visto...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Patrícia, obrigada pela sua visita!
      Sim,eu soube sobre o Elvis in Concert e até tem postagens aqui no blog sobre este evento maravilhoso. Vai no menu "Elvis In Concert".

      Ah, esse show maravilhoso volta esse ano... fique ligada!!!

      Abraços :)

      Excluir
  5. Oi amiga, vim deixar um beijo de boa noite através do Brisa.
    Você só esta com esse blog?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada amiga, uma linda noite pra vc também!!
      Beijãoo <3

      Excluir

Obrigada pela visita e comentário!

*Simone Fernandes*