"Este blog é administrado por Simone Fernandes e não tem nenhum vínculo com fã-clubes do cantor. É somente uma forma de homenagear este grande artista, compartilhando suas histórias, respeitando seu legado, família, amigos e os milhares de fãs que existem no mundo todo."



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

20/06/2013

ELVIS - PRISIONEIRO DO ROCK

O filme 'Prisioneiro do Rock' (Jailhouse Rock) é o nome do terceiro filme de Elvis Presley de 1957 que tornou-se em um grande clássico da carreira do "rei do rock" e do próprio rock and roll no cinema. Este é o 2º filme de Elvis da chamada "trilogia rebelde" que o retratava como um jovem transgressor e incompreendido. Elvis encontrou o papel dramático que tanto procurava. Ele interpreta no filme o arrogante e ambicioso 'Vince Everett', que ao ser condenado por assassinar um homem acidentalmente vai parar na prisão e lá conhece seu companheiro de cela que dá os primeiros 'toques' sobre a música e de como pode ganhar dinheiro com isso. Por sorte, ele conhece uma caçadora de talentos que o ajuda a divulgar seu trabalho como cantor e se torna um grande astro do rock. Mas o sucesso sobe à cabeça e ele começa a tratar mal as pessoas. Só reconhecendo o seu erro no final.


O filme é dirigido por Richard Thorpe, roteiro de Guy Trosper e produzido por Pandro S. Berman pela MGM Studios.
Na companhia de Judy Tyler e Mickey Shaughnessy, Elvis trás muito Rock' n' Roll. 
A música 'Treat Me Nice' e ' Baby I Don't Care' caem muito bem no filme trazendo um som bem animado. 


A cena, que é considerada antológica, onde ele mostra um número de dança na prisão apresentando a canção título do filme 'Jailhouse Rock', é considerada um dos primeiros video-clipes da história do rock. Sem dúvida, ajudou a transformar 'Prisioneiro do Rock' em um filme cult.
A cobertura de porcelana de um dente de Elvis se soltou durante as gravações e ele passou uma noite no Cedars of Lebanon Hospital depois que ela foi removida de seu pulmão. Seu famoso penteado -- topete e costeletas - foi coberto com peruca e maquiagem para as cenas na prisão.
A filmagem foi concluída em torno do dia 25 de junho de 1957 e Elvis foi para o leste para ver sua nova casa em Memphis (Graceland). Gladys e Vernon se mudaram para lá em 16 de junho e uma piscina reniforme tinha sido instalada. Elvis estava há poucos dias na casa quando ficou sabendo da triste notícia da morte trágica da atriz Judy Tyler, que contracena com Elvis no filme, foi vítima, juntamente com seu marido "Gregory Lafayette", de um destino trágico; ela morreu no dia 3 de junho logo após as filmagens em um acidente automobilístico.
O fato, como não poderia deixar de acontecer, chocou a todos, e em particular Elvis, que lamentou profundamente o ocorrido, ainda mais em se tratando de uma moça tão jovem, talentosa e com um futuro considerado à época, como promissor; não tardou muito para que 'Jailhouse Rock' entrasse na "lista negra" de Elvis; segundo alguns biógrafos, Elvis baniu o filme de sua vida e que não conseguiu assistir nunca mais, tudo isso para evitar ficar deprimido. Sobre o acontecido, Elvis declarou a um repórter do "Memphis Commercial Appel": "Lembro da última vez que a vi. Eles estavam saindo de viagem. Todos nós adorávamos ela. Ela significava muito para nós. Acho que não conseguirei mais assistir o filme que fizemos juntos"

A canção 'Jailhouse Rock' foi escrita por Jerry Leiber e Mike Stoller e que primeiramente se tornouhit de Elvis Presley, após ser gravada pelo "Rei do Rock". A canção foi lançada como single 45rpm em 24 de setembro de 1957, para coincidir com o lançamento do filme de Elvis, Jailhouse Rock. Ela não só chegou ao primeiro lugar nos Estados Unidos, como, no Reino Unido, foi o primeiro disco a entrar nas paradas em primeiro lugar ao ser lançado em janeiro (1958).



Fonte de pesquisa: 'Trechos de livro: Os Arquivos de Elvis'
Adaptação de texto: Simone Fernandes


Licença Creative Commons
Elvis Presley Rei do Rock de Simone Fernandes é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.
Baseado no trabalho em http://elvispresleyreidorock.blogspot.com/.

6 comentários:

  1. Excelente artículo Simone, disculpa la ausencia recién retomo la lectura luego de unos días de pausa.
    Te dejo un fuerte abrazo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gracias amiga por su visita, luego voy a visitar tu blog!

      Un beso :)

      Excluir
  2. Elvis Carandirú, hehe. Bela postagem Simone. Você mencionou no texto o Vince Everett arrogante? Põe arrogante nisso. Mas trata-se de rebeldia né? Muito legal esse filme que já começa com Elvis matando um cara na pancada. Outra cena legal é quando ele chega na pensão a tia da pensão (tirando) uma com ele e vice e versa. O filme é muito louco. Já existe uma versão colorida rodando pela internet nossa de cada dia, porém, dublado. Pra finalizar, outra cena que eu acho legal é ele (gravando) Don´t Leave Me Know, ele simplesmente vira para Scotty e Bill e fala algo como: Olha, é assim, passa dois acordes e os caras tocam a música inteira, haha. Isso ficaria um pouquinho mais descarado em Viva Las Vegas onde ele só olha pra banda que já sabe que é pra tocar C´mon Everybody com paradinhas e tudo. Genial rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é rsrs... eu também me amarro nesse filme. Primeiro porque Elvis está muito bem no papel e eu me divirto muito com ele, com aquele mal humor todo. Mas é cativante, né? Elvis é sempre cativante.

      Obrigada amigo, pela sua visita.

      Abraços :)

      Excluir
  3. Sei una super esperta, Cara Simone ! Bravissima ! :)))))

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e comentário!

*Simone Fernandes*