"Este blog é administrado por Simone Fernandes e não tem nenhum vínculo com fã-clubes do cantor. É somente uma forma de homenagear este grande artista, compartilhando suas histórias, respeitando seu legado, família, amigos e os milhares de fãs que existem no mundo todo."



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

23/01/2013

O SOLDADO PRESLEY - PARTE I

Em 1957, no auge de sua carreira, vendas de milhões de discos, sucesso de público no cinema. Elvis é brutalmente surpreendido, quando recebe sua convocação para servir o exército americano. Ele recebe das mãos do presidente do Conselho de Revisão de Memphis uma notificação de recrutamento marcada para 20 de janeiro de 1958.

Tudo isso é consequência de quando Elvis se alista em 1953, assim como todos os rapazes de 18 anos.  Mas com a eleição do general Eisenhower, que na época havia prometido dar fim ao conflito que mandou um grande números de jovens americanos prestar serviço militar na Coreia e que custou a vida de 24 mil soldados, Elvis acabou não sendo convocado. Na época, Gladys, mãe de Elvis, ficou aliviada.

Depois de 3 anos de silêncio, o Exército se lembrou dele, e no mês de outubro de 1956 lhe remeteu um questionário. Elvis foi convidado para se apresentar ao Kennedy Veterans Hospital de Memphis, em 4 de janeiro de 1957 e se submeter ao exame médico de praxe em meio a um  tumulto publicitário, onde a imprensa registrou tudo. Elvis foi aprovado em seu exame médico prévio ao alistamento e considerou suas opções. Em vez de pegar o caminho fácil escolhido por tantas celebridades em sua posição - entrar nos Serviços Especiais para entreter as tropas - ele decidiu mostrar sua lealdade á bandeira norte-americana servindo como um soldado normal.
 
Em seu aniversário de 22 anos, em 8 de janeiro de 1957, Elvis participa de uma coletiva, organizada pelo responsável do Memphis Recruiting Center, anunciando que o cantor seria aproveitado no serviço militar por 2 anos. Logo a notícia de que seria convocado chegou aos fãs, por desespero dos mesmos, que temeram o fim da carreira de seu artista do rock.

Diante desta superexposição até certo ponto 'negativa' sobre sua influência na juventude americana, Elvis recusa aceitar tratamento especial e ganha a admiração do público. Mas estava super preocupado em deixar sua família, amigos, fãs e se afastar por 2 anos, não conseguindo retomar sua carreira. 



Na manhã do dia 24 março, Elvis comparece à junta de recrutamento no Edifício M&M em South Main Street, Memphis, acompanhado de sua família, a namorada Anita Wood e vários amigos.

A angústia de sentir sozinho no exército é tão grande que um dos seus compadres 'Lamar Fike', pede para ser recrutado, mas seu pedido é recusado devido a pesar 140 quilos. E o solado 'Presley' é engolido num ônibus juntamente com outros recrutados e parte para Kennedy Veterans Hospital, onde passou por consulta médica, 24 meses antes.

Mais de quinhentos fãs o aguardavam, mas por causa disso, o exército providenciou um serviço de segurança. Apenas os fotógrafos são autorizados  a registrar toda a sua passagem. Elvis presta juramento com seus colegas e é declarado apto. Recebe a matrícula US 53310761 como Soldado Raso, despede-se de sua família e de Anita, embarcando em outro ônibus destinado ao Forte Chaffee, Arkansas de Oklahoma, algumas centenas de quilômetros a oeste de Memphis. 
Ali ele passa pelas mãos do cabeleireiro, que lhe corta o cabelo à maneira militar, regulamentar, readiquirindo a cor natural dos seus cabelos (louros) vestindo em seguida o uniforme cáqui.

As etapas de viagem seguem e leva Elvis quatro dias mais tarde, designado para a 2ª Divisão Blindada em Fort Hood, no coração do Texas, onde passará por treinamento básico e frequentar aulas durante dois meses. Tudo registrado pela imprensa e acompanhado pelos fãs e superiores do cantor.

Com o passar dos dias, Elvis se adapta àquela vida com seus companheiros recrutas, embora algumas vezes parecesse desesperadamente saudoso de casa. Sentia muita preocupação e falta de sua mãe Gladys, que a telefonava todos os dias chorando e sua mãe lhe pedia que se cuidasse. Elvis tentava tranquilizá-la, mas sabia que isso não acontecia. Pois a cada dia percebia sua tristeza e sua voz chorosa pelo telefone. Algo que lhe cortava o coração.


Alguns soldados dificultavam sua vida devido ao seu status de celebridade, com brincadeiras pesadas, que zombavam dele constantemente, por causa de seus discos, de seus filmes... Mas Elvis logo fez grandes amigos como os Soldados Rasos Rex Mansfield e William Norvell, bem como o Sargento Bill Norwood, que liberou a visita de sua namorada Anita Wood nos fins de semana, deixando sua casa disponível para ela. 

Elvis conclui o treinamento no final de maio e obtém sua medalha de atirador com uma carabina, se classificando como atirador de elite com uma pistola. Elvis sempre adorou armas, então fazia perfeito sentido que ele se destacasse nesse ramo.  Com isso, ele ganha 15 dias de folga onde passa em Memphis junto com sua família.  Porém, ele é informado que terá de realizar um novo treinamento de quatro meses em Fort Hood, para ser enviado para a Alemanha. Notícia essa, que deixou sua mãe, Gladys desesperada por ter que ver seu único filho tão amado, se afastando cada vez mais. Elvis promete levá-la para Fort Hood assim que lhe for permitido 

Na noite de 4 de junho, ele assiste com seus pais, Vernon e Gladys á 'avant première' do filme para ser lançado, 'Balada Sangrenta' (King Creole), apresentando um cartaz como 'o filme cujo coração bate no ritmo da juventude atual'. 

De volta a caminho de Fort Hood em 14 de junho. Desta vez, os Presley se instalam num trailer antes de alugar uma casa mais isolada, na vizinha cidade de Killeen, mas a insistência dos fãs torna a folga impossível. Apoiando-se num artigo da regulamentação militar que autoriza os recrutas a viver com seus familiares na condição de serem dependentes - uma medida que diz respeito aos pais de Elvis, uma vez que o sucesso do filho permitiu a Vernon não mais trabalhar - , o cantor aproveita para ficar com eles à noite e nos fins de semana, evitando assim os inconvenientes dos quartos comunitários e os vexames aos quais alguns recrutas acreditam poder submetê-lo.

 

Elvis adquire sua formação no seio de sua unidade de carros de combate e sua carreira continua, graças aos discos e também ao filme "Balada Sangrenta", cujo lançamento oficial está programado para o dia 2 de julho. O filme ocupa o topo do 'box office', onde se mantém o mês inteiro.
 
O mês de agosto é marcado por momentos trágicos na vida de Elvis. Sua mãe Gladys, começa manifestar problemas de saúde grave e é internada no Methodist Hospital em Memphis. No sábado, dia 9, constata-se uma hemorragia no fígado, e é diagnosticada hepatite.

Elvis consegue uma autorização com muito esforço, para estar junto de sua mãe, que no leito chamava por ele. Foi preciso ele dizer que estava pronto a deixar Fort Hood sem autorização do seu superior. 

Concedida a licença de sete dias, Elvis chega a Memphis na noite de 12 de agosto. Gladys se mostra aliviada por ver seu filho. Ele passa o dia seguinte no Hospital, onde reveza com seu pai durante o dia. À meia-noite do dia 14, quando Elvis sai para dormir, deixando seu pai vigiando Gladys, que dorme. Três horas mais tarde, em prantos, Vernon liga para Graceland anunciando a morte de Gladys, vítima de uma crise cardiáca alguns minutos antes. Ela tinha 46 anos. 




Fonte de pesquisa: 
Livro - Elvis e a Revolução do Rock de  Sebastian Danchin

Adaptação de texto: Simone Fernandes

Licença Creative Commons
Elvis Presley Rei do Rock de Simone Fernandes é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.
Baseado no trabalho em http://elvispresleyreidorock.blogspot.com/.

7 comentários:

  1. Respostas
    1. Olá amigo, vou continuar sim... que bom que está gostando!
      Um grande abraço e obrigada pela visita :)

      Excluir


  2. Quién no quiere sentirse feliz siempre, y aunque la felicidad parezca a veces inalcanzable debemos luchar por conseguir esos momentos que poblarán nuestros recuerdos y nos ayudarán en momentos de absoluta opacidad.

    Esta semana he estado de viaje y me he demorado sin apenas darme cuenta. Pero hoy tengo el gusto de pasar a saludarte y desearte un magnífico fin de semana!!

    Sin olvidar que la mejor canción es la sonrisa de tus ojos,
    melodía poéticas que mecen mis sueños.

    Atte.
    María Del Carmen



    ResponderExcluir
  3. Oggi il piccolo xxxxx entra a
    far parte della famiglia del
    Signore e noi gli auguriamo che il suo
    sguardo amorevole lo
    accompagni sempre nella vita e
    che il suo cuore si conservi sempre puro
    come in questo santo giorno con
    l'augurio di un
    felice fine settimana;)
    un sincero abbraccio di cuore:O)
    Carmela!

    ResponderExcluir
  4. vou ler a segunda parte... estou gostando....
    Abraço

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e comentário!

*Simone Fernandes*