"Este blog é administrado por Simone Fernandes e não tem nenhum vínculo com fã-clubes do cantor. É somente uma forma de homenagear este grande artista, compartilhando suas histórias, respeitando seu legado, família, amigos e os milhares de fãs que existem no mundo todo."



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

16/07/2013

ELVIS ON TOUR -- 1972

No início de 1972, Elvis assina um contrato com a MGM. Um contrato referente a gravação de um novo documentário musical. Os cineastas indicados pelo estúdio foram Bob Abel e Pierre Adidge, que já haviam dedicado seu trabalho com o cantor Joe Cocker no filme 'Mad Dogs and Englishmen'.  Eles documentaram as raízes da revolução do rock do protagonista mais importante e famoso -- Elvis Presley. Registrando  uma série de shows em que Elvis estava em turnê naquela época. 
A ideia principal era convencer Elvis em pessoa e contornar a reticência do Coronel, que não confiava nem um pouco nesses cineastas. Mas acabou sendo convencido e a equipe de Abel e Adidge foram autorizados a acompanhar Elvis nas turnês; filmar os bastidores, os camarins, as limusines, a fraqueza dos guarda-costas que achavam graça em qualquer coisa espirituosa que Elvis falava. Os dois diretores também conseguem preservar em fita o contraste do cantor, entre o tédio enigmático e desinteressado e a idolatria de seus fãs que se jogavam ao palco para lhe dar um beijo. Fora os comentários de Elvis sobre seu próprio percurso, montado por Matin Scorsese. Elvis também ajudou na direção musical do documentário.

O documentário 'Elvis On Tour' (Elvis Triunfal -- título em português) não passou despercebido ao ser lançado em outubro de 1972. Sendo o segundo documentário do cantor que mostra seus shows pelos Estados Unidos, bastidores de alguns locais, ensaios no estúdio RCA, em Los Angeles e filmar Vernon Presley em Graceland. Algumas imagens dos anos 50', fornecidas pelo fã-clube britânico, completaram esse filme fascinante. A técnica da tela dividida foi empregada e Elvis deu aos produtores, Adidge e Abel uma entrevista, da qual partes foram utilizadas para narrar o filme.
Este trabalho sempre recebeu ótimas críticas e foi sempre muito bem elogiado, por mostrar toda a trajetória de Elvis durante suas turnês nos anos 70'. 

'Elvis On Tour' foi tão bem recebido pelos fãs e a mídia, que Elvis é agraciado com o prestigioso 'Globo de Ouro' (Golden Globe Award) -- de Melhor Documentário de 1972. Para grande alegria e satisfação do Rei. Que assistiu a cerimônia no seu banheiro em uma televisão instalada no mesmo. Elvis percebe nesta recompensa uma revanche merecida pelos seus anos perdidos em filmes ruins a partir dos anos 60.

Pouco antes do início das gravações, Elvis havia feito algumas gravações pelo estúdio RCA em Hollywood, usando pela primeira vez a maioria de seus músicos de palco nessa sessão. Entre as músicas gravadas, estavam dois clássicos: 'Always On My Mind' e 'Burning Love' e também uma canção coescrita por Red West chamada 'Separate Ways'.

Durante uma turnê em abril, 'He Touched Me' foi lançado. O álbum gospel de uma qualidade ótima, nunca esteve em dúvida, com belas canções como 'An Evening Prayer' e 'A Thing Called Love' e esse álbum que até hoje vende milhões, deu a Elvis o seu segundo Grammy Awards.

A turnê seguinte, leva Elvis ao 'Madison Square Garden', em Nova York, com 4 shows entre 9 e 11 de junho. Cerca de 80 mil pessoas compareceram a esses shows históricos e Elvis estava deslumbrando encantando o resistente público da cidade - a imprensa. "(...) um herói, o único em sua classe", comenta o 'New York Times'.
Antes da estreia,  Elvis dá uma coletiva de imprensa no 'New York Hilton', onde ele comenta que era muito difícil viver só da sua imagem e encontrar novos materiais de qualidade. Também lhe perguntaram sobre as críticas a seus movimentos nos 50' e ele respondeu: "Cara, eu era um santo, comparado com o que fazem hoje (...) eu não fazia nada a não ser balançar!"

O álbum do shows do dia 10 de junho, foram gravados pela RCA e lançados rapidamente em LP em 18 de junho, atingindo o 11º lugar nas paradas, recebendo um disco de ouro. 

O restante da turnê de junho presenciou uma arena esgotada atrás da outra.


Fontes de pesquisa: Livros: 'Elvis e a Revolução do Rock' e 'Os Arquivos de Elvis'.
Adaptação de texto: Simone Fernandes



Licença Creative Commons
Elvis Presley Rei do Rock de Simone Fernandes é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.
Baseado no trabalho em http://elvispresleyreidorock.blogspot.com/.

8 comentários:

  1. Elvis On Tour é um grande filme. Eu, como fã de Elvis e como músico, gosto de filmagens que contenham o backstage antes dele entrar no palco, as saídas triunfais no estilo sair correndo e já entrar no carro, a conversa dentro do carro, os ensaios, etc. Outro ponto interessante desse filme é mostrar Elvis fazendo o que mais gostava entre os shows, cantar gospels.
    Agora, a cereja no bolo é a versão dublada em português do filme. Literalmente, quase acabaram com o filme. Suspicious Minds, dublado virou Splish Splash, Burning Love virou Bãrnin Low, haha. Adoro a versão dublada.
    Beijo Simone, bela postagem, como sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha só você mesmo Baratta.
      Muito obrigada pela sua visita e comentário!

      Beijão :)

      Excluir
  2. Excelente articulo Simone, como siempre nos llevas de gira con Elvis de la mano de tus letras!
    Te dejo un abrazo, bella noche!

    ResponderExcluir
  3. Sensacional seu artigo Simone, trás lembranças de tempos românticos e felizes, ... Bjo
    Como eu sonhava !!!
    bjo

    ResponderExcluir
  4. W SIMONE !!!W SIMONE !!!W SIMONE !!!W SIMONE !!!W SIMONE !!!W SIMONE !!!W SIMONE !!!W SIMONE !!!W SIMONE !!!W SIMONE !!!W SIMONE !!!W SIMONE !!!W SIMONE !!!W SIMONE !!!W SIMONE !!!W SIMONE !!!W SIMONE !!!W SIMONE !!!W SIMONE !!!W SIMONE !!!W SIMONE !!!W SIMONE !!!W SIMONE !!!W SIMONE !!!W SIMONE !!!W SIMONE !!!W SIMONE !!!W SIMONE !!!W SIMONE !!!W SIMONE !!!W SIMONE !!!W SIMONE !!!W SIMONE !!!W SIMONE !!!W SIMONE !!!W SIMONE !!!W SIMONE !!!W SIMONE !!!W SIMONE !!!W SIMONE !!!W SIMONE !!!W SIMONE !!!W SIMONE !!!W SIMONE !!!W SIMONE !!!W SIMONE !!!W SIMONE !!!W SIMONE !!!W SIMONE !!!W SIMONE !!!W SIMONE !!!W SIMONE !!!W SIMONE !!!W SIMONE !!!W SIMONE !!!W SIMONE !!!W SIMONE !!!W SIMONE !!!W SIMONE !!!W SIMONE !!!W SIMONE !!!W SIMONE !!!W SIMONE !!!W SIMONE !!! Sei dolcissima ! Hai creato un bannerino anche a me ! Ma non dovevi ! Tu sei magica !Un abbraccio fortissimo !!!! :))))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ciao amico, ti meriti il banner, il tuo blog è bellissimo!
      Un bacione;)

      Excluir

Obrigada pela visita e comentário!

*Simone Fernandes*